Home » Geral » Saiba o que a Secretaria de Saúde e a Prefeitura tem feito para combater o Coronavírus em Campo Maior


Saiba o que a Secretaria de Saúde e a Prefeitura tem feito para combater o Coronavírus em Campo Maior

É preciso a ajuda de todos e ao mesmo tempo o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Campo Maior juntamente com a prefeitura de nossa cidade para o combate à pandemia do Coronavírus. É necessário a união de todos nesse momento, sem pensar em política, e ao mesmo tempo deve haver gratidão aos profissionais que estão na linha de frente em defesa de nossas vidas.

A experiência do ex-Secretário de saúde Marcelo Miranda, e hoje repassado a sua esposa e atual Secretaria, Andréia Miranda, em parceria com o prefeito Ribinha e a Câmara Municipal, com iniciativa do vereador Maninho Pereira e o apoio de todos os seus pares. Entre outros órgãos que trabalham diuturnamente para manter o controle da doença na cidade. Graças a Deus e ao trabalho desses grandes profissionais, Campo Maior não registrou nenhum óbito.

Vacinação contra H1N1

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde continua com a campanha de vacinação contra o H1N1. Nessa terça-feira (05/05), a população carcerária e os agentes da Penitenciaria Regional de Campo Maior receberam as doses.

Para o Diretor da Penitenciária Regional, o Policial Penal Hermogem Paz, essa é mais uma etapa do plano de ação que envolve uma ampla mobilização do Governo do Estado, Secretaria de Justiça e Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior, para a garantia da saúde da população carcerária, em especial nesse momento da pandemia do coronavírus.

“Precisamos ressaltar que a vacinação contra a gripe H1N1 faz parte do calendário anual da imunização da população carcerária, mas, em especial, nesse momento, é fundamental para aumentar a imunidade desse público, por isso agradecemos aos profissionais de saúde por esse belo trabalho”, disse.

Prefeitura e SMS intensificam ações de combate ao Coronavírus

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações de combate a Pandemia e ampliando as estratégias que fazem parte do Plano Municipal de Ações de Combate ao novo Coronavírus. As ações foram definidas em reunião entre o prefeito Professor Ribinha, a secretária municipal de Saúde, Andréia Miranda e profissionais de Saúde.

Está prevista entre outras iniciativas a realização da desinfecção de locais de grande aglomerações e de prédios públicos, realização de barreiras e blitzes sanitárias e educativas, disponibilização de veículo da secretaria para o combate Coronavírus e criação de equipes especializadas para o monitoramento reorientação da população na frente das instituições bancárias, instalação de tendas e distanciamento adequado, além do acompanhamento dos viajantes, fiscalização de hotéis e realização de testes rápidos.

NA CÂMARA: SMS explica medidas adotadas no combate ao Coronavirus

Prezando pela transparência e mostrando-se a disposição da população nas informações de suas ações, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior detalhou na sessão dessa terça-feira (5/05), na Câmara, medidas e atividades que estão sendo tomada no combate ao Coronavirus no município, repetindo assim, a prestação de contas e informações já prestadas ao Conselho Municipal de Saúde, representante legal da população dentro da saúde. As explicações foram apresentadas pela gerente da Atenção Básica, enfermeira Lúcia Leonara e pelo técnico, Jerri Lima.

Ela disse que as ações da Secretaria de Saúde foram iniciadas antes mesmo do primeiro caso suspeito notificado no município, exatamente no dia 16/03, onde as primeiras ações se direcionaram, conforme determina os próprios protocolos do ministério da saúde, na adequação e suprimentos de proteção aos profissionais.

As instituições cede dos processos de isolamento social serviu para frear o aparecimento do primeiro caso positivo no município. Além disso reordenamos nossas unidades de saúde para um atendimento interrupto durante o dia e em horário estendido, exatamente para melhor atender a população, a qual mesmo em horário de almoço está encontrando nossas unidades abertas para atender as necessidades de saúde.

Além dessas ações aumentamos o nosso poder de diagnóstico da comunidade que apresenta sintomas compatíveis com a chegada dos testes rápidos, o qual iniciou o processo de testagem no dia 20 de abril.

Importante frisar a todos que a testagem não é realizada em todos, ela tem um marcador específico de avaliação médica e necessariamente o paciente deve apresentar sintomas, além disso o teste é realizado dentro de um intervalo de tempo após o início dos sintomas. Os testes recebidos pelo governo federal se reservam prioritariamente a profissionais de saúde e da segurança pública que venham a apresentar sintomas.

O município de Campo Maior no intuito de melhor sua capacidade diagnóstica ampliou esse público, sendo a testagem feita nos pacientes com sintomas compatíveis, por meio da aquisição de mais testes.

Além dessas ações frisamos a que serão e já estão sendo emanadas nessa semana, como a reorientação da população na frente das instituições bancárias, como pode ser visto hoje pela população, com a instalação de tendas e distanciamento adequado.

As barreiras sanitárias já vinham ocorrendo em pontos específicos com ação conjunta da vigilância sanitária e guarda municipal. Além do acompanhamento dos viajantes instalados no município, acrescido da fiscalização de hotéis.

A desinfecção de locais de grande movimentação irá ocorrer no final de semana, em horário específico para essa finalidade, com o intuito de que a população receba os referidos locais no início da semana devidamente higienizado.

Outro ponto importante a ser falado é que o aumento no número de casos encontra-se bastante ligado ao período de manifestação dos sintomas, após a pessoa se contaminar com o vírus com o feriado de Tiradentes e a semana santa, mostrando dessa forma que infelizmente ainda há muitas pessoas que encontram-se desrespeitando o isolamento social.

Precisamos do esforço conjunto de todos os setores no combate e prevenção dessa doença, você também faz parte disso, proteja você, proteja sua família, proteja sua cidade, proteja a quem você ama, mantenha distância e isolamento social.

Deixe seu comentário