Home » Geral » Prefeito encaminhará dados de recursos do Covid-19 a Campo Maior, ao MP e Conselho de Saúde


Prefeito encaminhará dados de recursos do Covid-19 a Campo Maior, ao MP e Conselho de Saúde

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria de Saúde, está elaborando um plano com a participação do Conselho Municipal de Saúde para aplicar os recursos destinados pelo Ministério da Saúde no combate a Covid-19.  Segundo a Portaria de Nº 774, de 09 de abril de 2020 do MS, publicada no Diário da União, o município vai receber 360.344, 026. Outros recursos com a finalidade, como garantiu o Prefeito Professor Ribinha serão informados no Plano e ao Ministério Público.

O prefeito destacou que levando em conta os princípios da legalidade e da transparência, além do Conselho de Saúde dará conhecimento ao Ministério Público dos recursos destinados ao município, bem como encaminhará o Plano de Saúde. O município além do Plano de Contingência para trabalhar as ações com outros setores, envolvendo as secretarias, terá também o Plano de Saúde para a aplicação da verba no combate ao vírus.

“Desde o mês de março intensificamos as ações no combate ao vírus, fizemos planejamento e tomamos medidas no combater a proliferação. Os números estão mudando, e isto nos preocupa, mas estamos mobilizando todas as nossas equipes: as Secretarias de Saúde, de Trânsito, Meio Ambiente, a Vigilância Sanitária nestas ações”, explicou, ressaltando, que foi também elaborado um plano de contingência para direcionar os trabalhos das equipes que trabalham. Mas tudo não terá resultados positivos se não houve a participação da sociedade colaborando.

Uma das medidas do prefeito no dia 01 de maio foi renovar os decretos que estabeleciam fechamento do comércio e a reabertura apenas dos que são serviços essenciais, bem como o de suspensão até o dia 31 de maio as aulas nas escolas da rede municipal, e outras para evitar aglomerações. Ele falou que considerando os novos casos confirmados de Covid-19 na cidade, no caso 10, é necessário o empenho, a conscientização e mais cuidados por parte de todos.

“Pedimos a colaboração de todos em manter o isolamento social porque é a melhor forma de unirmos forças em prol da saúde dos campo-maiorenses”, destacou. O Plano de Contingência no combate ao vírus no município foi elaborado dentro das normas da Organização Mundial de Saúde – OMS, e segue o que o Estado e o MS determinam. Ele enfatiza que existe uma comissão para avaliar e discutir a tomada de decisões, que envolvem as secretarias, Câmara Municipal, a Vigilância Sanitária, representantes do Comércio, a  Associação Comercial e outros segmentos.

Fonte: Ascom PMCM

Deixe seu comentário