Home » Geral » COVID-19: Pesquisador campo-maiorense desenvolve respirador de baixo custo


COVID-19: Pesquisador campo-maiorense desenvolve respirador de baixo custo

Pesquisadores no Piauí desenvolveram um respirador mecânico de baixo custo que pode auxiliar no tratamento de pacientes com a covid-19. O pesquisador campo-maiorense Gildário Lima, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR),  explica que o ventilador terá custo de produção de aproximadamente R$ 6 mil  enquanto equipamentos industriais são vendidos a partir de R$ 50 mil.

Foto: Gelson Catatau/ TRON

“Esse ventilador parte de princípios coerentes, apresenta estabilidade, resistência e está pronto para ser submetido aos testes de liberação e fabricação”, explica Gildário.

O respirador pode ser usado em crianças e adultos, inclusive, em pacientes com sobrepeso. O ventilador tem outras vantagens como sensores de fluxo,  pressão, saturação de oxigênio, além de possuir integração com telemedicina, inteligência artificial e contar com perfis para ventilação assistida e controlada.

Foto: Gelson Catatau/ TRON

Com a estabilização, o protótipo segue para a fase de aperfeiçoamento, documentação e aprovação na Anvisa.

A startup de Robótica TRON, com o apoio da UFDPar, UFPI, SESC PI, SESC MG e FIEPI, pretende fabricar 1 mil respiradores para doação com apoio de parceiros e investidores, entre esses o Governo do Estado do Piauí. O projeto terá documentação aberta para fins filantrópicos.

Com informações de Graciane Sousa/Cidadeverde.com

Deixe seu comentário