Home » Geral » Mais de 250 pessoas participam do 23° Encontro de Formação do ECC Piauí


Mais de 250 pessoas participam do 23° Encontro de Formação do ECC Piauí

Aconteceu de 14 a 16 de fevereiro de 2020, em Campo Maior, o XXIII Encontro de Aprofundamento e Formação do ECC (Encontro de Casais com Cristo) da Regional Nordeste IV. O evento foi realizado no campus do IFPI (Instituto Federal do Piauí) e contou com a participação de 125 casais de todas as Dioceses do estado. “Encontrar-se com Cristo para tornar-se discípulo” e “Mestre, onde moras?”, foram o tema e o lema abordados nesta edição, respectivamente.

O bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, abriu o evento na sexta-feira (14). Em sua palestra, que abordou o tema central da formação, o bispo destacou a importância do ECC no cotidiano das famílias e da comunidade: “O ECC é um serviço em prol da evangelização dos casais e das famílias, cuja missão é, em comunhão com a Pastoral Familiar, buscar a Cristo e caminhar com ele, por ele e nele. A partir desta vivência, as famílias tornam-se pequenas igrejas domésticas e nelas são despertados homens e melhores, idosos, jovens e crianças cada vez mais empenhadas no anúncio do Evangelho e nos serviços da comunidade”, disse.

O diretor espiritual do ECC da Arquidiocese de Teresina, Pe. Gonçalo Teixeira Lima avaliou positivamente o evento e falou da necessidade de famílias cada vez mais próximas da comunidade e de Deus: “Avaliação positiva primeiramente por causa do esforço e do compromisso de cada casal que deixa a sua diocese, sua cidade, e parte para Campo Maior, que se torna a sede em nível de estado do ECC, para juntos avaliarmos a nossa caminhada e aprofundar nossos conhecimentos para melhor servir a igreja de Deus evangelizando nossas famílias. Acreditamos na família e os casais estão querendo conhecer cada vez mais a missão, da família constituída por Deus e não querem seguir a lógica do mundo, mas o ensinamento deixado por deus, quando ele pensou homem e mulher, formando a família em conformidade com seu coração”, destacou.

Gregório Silva, que atualmente está responsável pelo ECC em nível de Regional, falou dos desafios e das conquistas de estar a frente do serviço e agradeceu a receptividade e acolhida que os casais tiveram em Campo Maior: “O principal desafio talvez seja o de evangelizar tendo em vista as diversas situações em que se encontram muitas famílias, onde ainda encontramos famílias desestruturadas, enfrentando problemas, mas também podemos destacar os avanços como um evento como este onde buscamos e encontramos formação para levar até nossas casas, famílias e Dioceses. É muito gratificante receber novos conhecimentos, novos aprendizados. A Diocese de Campo Maior está de parabéns pela organização”, finalizou.

O XXIII Encontro de Aprofundamento e Formação do ECC Regional Nordeste IV contou com palestras, apresentação das delegações de cada Diocese, círculos de estudo, painéis temáticos, plenárias, recitação do Terço Missionário, santa missa, almoço, etc.

Reportagem: Ryan Andrade (Setor de Comunicação – Diocese de Campo Maior)

Deixe seu comentário