Home » Esporte » Piauiense 2020 começa em janeiro com 8 clubes e sem representante de Campo Maior


Piauiense 2020 começa em janeiro com 8 clubes e sem representante de Campo Maior

Clubes e Federação de Futebol do Piauí (FFP) definiram nesta terça-feira (29/10) o modelo de disputa do Campeonato Piauiense 2020. Depois de quatro anos, o estadual volta a ter oito clubes na briga pelo título de campeão: River-PI, Flamengo-PI, Piauí, Altos, Timon-PI, Parnahyba, Picos e 4 de Julho começam o torneio no dia 19 de janeiro. A previsão para o campeão ser conhecido é no dia 21 de abril.

O modelo de disputa do Piauiense 2020 é o mesmo da edição 2019, com jogos em turno e returno, fugindo das tradicionais Taça Estado Piauí e Taça Cidade Teresina. Os quatro primeiros avançam às semifinais (com duelos de ida e volta) e a decisão também acontece em 180 minutos. A tabela com os jogos da fase de classificação deve ser liberada pela FFP na próxima semana, até quarta-feira.

Para tristeza de nossa torcida, mais uma vez não teremos representante de Campo Maior na competição. Comercial e Caçara amargam uma crise que parece não ter mais fim, o azulino até tentou uma vaga na elite ao disputar a Série B esse ano, mas com um time praticamente formado por jogadores do futebol amador e atuando sem torcida no Estádio Deusdeth de Melo, acabou amargando a lanterna com apenas dois pontos ganhos.

Dirigentes reunidos na FFP para definir detalhes do Piauiense 2020 / Foto: Stephanie Pacheco/GloboEsporte.com

VAGAS EM JOGO

  • Campeão: garante a Copa do Brasil 2021, fase de grupos da Copa do Nordeste 2021 e Série D do Campeonato Brasileiro 2021.
  • Vice-campeão: Copa do Brasil 2021 e segundo representante do estado na Série D.
  • Melhor clube no ranking nacional de clubes 2020: disputa o pré-Nordestão.

 

PIAUIENSE 2020

  • Início: 19 de janeiro
  • Fim: 21 de abril (previsão)
  • Festa de encerramento: 22 de abril
  • Fase de classificação: 14 rodadas. Times fazem jogos de turno e returno, com os quatro primeiros avançando às semifinais
  • Fase semifinal: duas datas (jogos de ida e volta)
  • FINAL: duas datas (jogos de ida e volta)

O regulamento do estadual 2020 também não traz modificações. A novidade será a zona do rebaixamento, com dois clubes. As equipes com as piores campanhas vão disputar a Série B do Piauiense de 2021.

A reunião na sede da FFP contou com dirigentes de sete dos oito clubes. A ausência foi a do Parnahyba, que não mandou representantes. Segundo a entidade, o Azulino informou à federação que qualquer decisão tomada seria acatada.

Presidente da FFP, Robert Brown, explicou que a fórmula de disputa foi bem aceita pelos clubes. Não houve polêmicas.

Fonte: Globoesporte.com

Deixe seu comentário