Home » Geral » ADAPI comunica a confirmação de mais quatro focos de Peste Suína Clássica


ADAPI comunica a confirmação de mais quatro focos de Peste Suína Clássica

A ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí), através do GEASE (Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas) vem informar que no dia 03/05/2019 foram confirmados mais 04 focos de Peste Suína Clássica, sendo 01 foco no município de Cabeceiras do Piauí e mais 03 focos no município de Murici dos Portelas – PI.

Com a identificação de mais estes focos, atualizamos nesta, o número de 06 focos da doença no Estado.

O foco de Cabeceiras do Piauí foi eliminado ainda neste domingo 05/05/2019 e na ação 43 animais foram sacrificados pelas equipes da ADAPI. As demais ações para a eliminação dos focos em Murici dos Portelas já estão sendo adotadas.

Ao todo, nestes novos focos identificados, serão eliminados aproximadamente 80 animais, todos em criações extensivas, que estão sendo devidamente avaliados e taxados para posterior indenização aos proprietários.

O grupo GEASE informa, mais uma vez, que a eliminação dos focos está seguindo, rigorosamente, a legislação federal, ou seja, a Instrução Normativa Nº 27, de 20 de abril de 2004, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Os trabalhos de atendimento as notificações e vigilância estão sendo realizados em todo o estado através das operações determinadas pelo COEZOO (Centro de Operações em Emergência Zoossanitária para Peste Suína Clássica) do Piauí, cujo telefone para atendimento a notificações é o (086) 98825-5250.

 

Deixe seu comentário