Home » Túnel do Tempo » Professor Ozório mostra o que restou da antiga Escola de Datilografia


  • Túnel do Tempo

Professor Ozório mostra o que restou da antiga Escola de Datilografia

Raimundo Nonato Ozório, saiu da comunidade Canabrava antes da emancipação politica de Jatobá do Piauí, para estudar em escolas de datilografia como a Universal do senhor Paulo Agnor Fiusa, até se transformar em professor nas escolas do SENAC e Mundial em Teresina, capital piauiense.

Residência em que funcionou a escola, aonde o mesmo ainda reside até hoje. / Foto: Valdemir de Castro

Mas foi no dia 29 de agosto de 1974 que ele resolveu montar a sua própria escola em sua residência na cidade de Campo Maior, na Rua Joaquim Bostoque, Nº 104, local onde morava com sua mãe, a saudosa Hilda Ozório.

As antigas máquinas de datilografar seguem resistindo ao tempo em um canto de sua casa.

Ozório batizou de Escola Atual de Datilografia e passou a contribuir diretamente com os jovens da cidade que na época necessitavam do referido curso que inclusive tinha direito a certificado no final.

Ozório sempre foi conservador, mas também divertido com festas que ele mesmo criava, como “Uma noite no Havaí”. Ele decorava a casa com frutas e plantas sob o som de uma vitrola.

Com a modernidade e a chegada da internet, a escola fechou em 2006, mas só depois do seu objetivo em ajudar na formação de muitos cidadãos campomaiorenses ser cumprido com méritos.

Ózório mostro com orgulho as antigas máquinas que faziam sua escola e formavam os jovens da cidade.

Hoje ele é aposentado e tem mais de 70 anos, mas continua morando no mesmo endereço e esbanjando energia. Não teve cerimônia para nos mostras as velhas máquinas de datilografia amontoadas e empoeiradas em um canto da casa, assim como os diplomas da escola, que foram distribuídos a milhares de seus alunos.

Ele ainda guarda um dos diplomas que eram entregues aos alunos no final do curso.

Esse foi o primeiro diploma conquistado pelo professor de Datilografia, Raimundo Nonato Ozório.

Deixe seu comentário