Home » Geral » Blitz são intensificadas para reforçar a prevenção de acidentes durante o carnaval em Campo Maior


Blitz são intensificadas para reforçar a prevenção de acidentes durante o carnaval em Campo Maior

No período que antecede o Carnaval tem sido realizado Blitz interventivas nas principais avenidas de Campo Maior com o objetivo de reforçar a prevenção de acidentes no trânsito. As ações, são promovidas pela Secretaria Municipal de Trânsito e a Comissão Municipal do Programa Vida no Trânsito, além da parceria com a Polícia Rodoviária Federal e Policia Militar.

Em 2017 o município registrou 294 acidentes, destes, 253 envolvendo motos. No período do carnaval (fevereiro) foram registrados 14 acidentes, 13 com motos; um número bastante expressivo, no entanto, ainda menor se comparado a 2018 quando o município registrou 479 acidentes, sendo 433 envolvendo motocicletas, só no período do carnaval (fevereiro) foram registrados 59 acidentes, 53 com motos, perdendo apenas para o mês de maio, que chegou a 70 acidentes; os dados são do Hospital Regional de Campo Maior.

O secretário de Trânsito, Major Paz, explica que as novas Blitz são educativas e interventivas. “Esse é um trabalho de sensibilização. Não temos o objetivo de aplicar multas ou infrações porque o foco central da ação é orientar o motorista sobre as normas de trânsito, é chamar a atenção da população para o uso do capacete e do cinto se segurança, no entanto não podemos ser conivente em permitir que os condutores conduzam motocicletas com farol queimado e / ou sem placa”, disso Major Paz.

Ainda segundo o secretário, entre as campanhas educativas realizadas pela Secretaria de Trânsito, estão ações envolvendo campanhas, palestras em escolas, orientações para as crianças com aulas práticas por meio da escolinha de trânsito, apoio em eventos culturais e educativos, entre outros. “A intenção, é que com as atividades possamos contribuir para a redução significativa de acidentes com vítimas fatais, mas ressaltamos que o papel da sociedade é fundamental para o sucesso do nosso trabalho, que resume em organizar o trânsito do município e salvar vidas”, finalizou.

Com informações de Eugênio Bringel/Ascom PMCM

Deixe seu comentário