Home » Política » RAÍZES NO PIAUÍ: Avô do vice-presidente Mourão nasceu na cidade de Pedro II


RAÍZES NO PIAUÍ: Avô do vice-presidente Mourão nasceu na cidade de Pedro II

O vice-presidente eleito do Brasil, General Hamilton Mourão, tem raízes no Piauí. Protagonista de polêmicas durante a campanha de Jair Bolsonaro (PSL), é hoje peça fundamental do futuro governo e caso assuma o Planalto na ausência do capitão do Exército, pode ser o primeiro presidente com raízes diretas no Piauí.

A origem do próximo vice-presidente vem da cidade de Pedro II, no Norte do estado. Lá nasceu o seu avô, que assim como seu pai, tem o mesmo nome, Antônio Hamilton Mourão. O piauiense estudou Direito em Recife (PE) e depois foi morar no Amazonas. Com a carreira reconhecida, ele foi presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas em 1931, 1932, 1935, 1936, e 1941. Lá conheceu sua esposa e teve Antônio Hamilton Mourão, pai do vice de Bolsonaro.

General Mourão nasceu em 1953 em Porto Alegre (RS) e hoje, com 65 anos assume, uma função estratégica no futuro governo. O 180 encontrou parentes dele na cidade de Pedro II, e fora dela, e descobriu que a família é bastante tradicional.

Família no Piauí

A família Mourão é fundadora da rádio FM Imperial, uma das mais importantes do Norte do estado. A rádio foi inaugurada em 1991, pelo então deputado Gerson Mourão, no centenário de Domingos Mourão, que foi prefeito da cidade e vereador e hoje dá nome a um município. Relatos históricos dão conta que a família Mourão não se dava bem com a família Nogueira, do senador Ciro Nogueira.

Vontade de conhecer o estado

A advogada Eduarda Mourão Eduardo Pereira de Miranda, conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil e presidente Comissão da Mulher Advogada é outra parente conhecida do General Mourão. Ela já foi presidente da OAB-PI e falou ao 180 que o vice-presidente eleito tem vontade de conhecer o Piauí e a terra dos seu avô.

“Ele pretende visitar o Piauí, conhecer a terra do seu avô, não teve oportunidade ainda, pois antes estava na carreira militar e agora no processo de transição”, disse.

Família comemora

A advogada também falou da alegria da família com a vitória da chapa de Bolsonaro. “Foi uma surpresa, sabíamos da sua trajetória, o conhecemos desde criança, seguiu a carreira do pai, procurou estudar, é uma pessoa proba e com qualificação. Foi uma grande vitória, é um representante legítimo, vai olhar por nossa terra, dar um apoio para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

Com informações de Jhone Sousa/180 graus

Deixe seu comentário