Home » Política » Bolsonaro chega a 41% dos votos válidos e amplia vantagem para os adversários, aponta pesquisa


Bolsonaro chega a 41% dos votos válidos e amplia vantagem para os adversários, aponta pesquisa

O candidato a presidência Jair Bolsonaro (PSL), cresceu em todas as pesquisas feitas nessa semana que antecede as eleições do próximo dia 07/10. São elas: Ibope, DataFolha, XP/Inesp e na mais recente feita pelo Instituto Paraná encomendada pela Revista Crusué. Nesse último levantamento o candidato aparece com 35% dos votos contra 22% de Fernando Haddad (PT), com isso a chance de vitória no primeiro turno para Jair aumentou consideravelmente.

Somando-se apenas os votos válidos, ou seja, eliminando brancos e nulos, que é o que vale na apuração oficial, Bolsonaro já atinge 41%. O Capitão do Exército nunca esteve tão perto de liquidar a fatura já no próximo domingo. Se uma parte do eleitorado de Geraldo Alckmin, João Amoêdo e Alvaro Dias optar pelo voto útil para derrotar o PT, a disputa será decidida já no primeiro turno.

Caso haja uma disputa de segundo turno, o levantamento feito aponta que Jair Bolsonaro venceria Fernando Haddad com folga. Ele tem 47,1% dos votos e o poste de Lula tem 38,1%, uma vantagem de nove pontos percentuais.

As boas notícias para o Deputado Federal aumentam mais ainda, já que o levantamento também aponta que ele é o menos rejeitado entre os candidatos mais fortes na disputa, 48,6% de rejeição, 3 pontos a menos que na semana passada. Já Haddad possui uma rejeição de 58,5% do eleitorado brasileiro.

Ao analisar a pesquisa da Crusoé, Murilo Hidalgo, do Instituto Paraná, calculou em 30% a possibilidade de vitória de Jair Bolsonaro no primeiro turno, mas segundo ele, muitos eleitores dos candidatos nanicos admitem mudar de ideia até domingo. O chamado voto útil para derrotar o PT pode ser decisivo em favor do Capitão já no primeiro turno.

Deixe seu comentário