Home » Geral » Barragem do Bezerro pode romper a qualquer momento e famílias são removidas das proximidades


Barragem do Bezerro pode romper a qualquer momento e famílias são removidas das proximidades

A prefeitura de José de Freitas decretou situação de emergência diante do risco de rompimento da Barragem do Bezerro. Fissuras na parede do reservatório, que tem capacidade para mais de 11 milhões de metros cúbicos, foram identificadas na manhã deste domingo (08/04). Danos na estrutura do “paredão” e o risco de inundação de comunidades próximas à barragem foi atestado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi).

Famílias estão sendo levadas para as escolas municipais Agripina Portela, no bairro Santa Rosa e Caic, no bairro Cidade Nova e para o Ginásio Poliesportivo, no Centro

No final da tarde o Exército chegou a José de Freitas para ajudar na mobilização pela retirada das famílias das áreas consideradas de risco. As equipes percorrem ainda comunidades rurais buscando famílias que têm pouco acesso a comunicação, alertando sobre os riscos. O 25º Batalhão de Caçadores enviou um pelotão com 40 militares, 5 viaturas e uma ambulância com equipe médica para apoiar na evacuação.

Foto: Divulgação/Prefeitura de José de Freitas

Moradores das localidades Assaí, Simpatia, São Fernandes, Assentamento Lembrada e demais regiões próximas à barragem já começaram a deixar suas casas desde que a prefeitura emitiu um alerta de evacuação.

O governo do Estado também se pronunciou na noite deste domingo, informando que uma força-tarefa foi montada para atuar no diagnóstico e correção da falha verificada na barragem. Os técnicos da Defesa Civil e IDEPI continuam trabalhando para evitar o pior. Apesar dos esforços, o aviso para a saída de famílias das áreas de risco permanece.

Com informações de Apoliana Oliveira/180 graus

Deixe seu comentário