Home » Geral » PIB do Piauí cresce 84% em 13 anos; estado tem dos menores PIB per capita do Brasil


PIB do Piauí cresce 84% em 13 anos; estado tem dos menores PIB per capita do Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Piauí teve o terceiro maior crescimento do país em 13 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram divulgados somente nesta quinta-feira (16) e mostram ainda que mesmo com o crescimento, o Piauí ainda tem o 2º menor PIB per capita do Brasil, superando apenas o Maranhão. Os dados foram registrados entre 2002 e 2015.

De acordo com o Supervisor de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE, Eyder Silva, houve uma forte alta acumulada do PIB ao longo dos 13 anos com uma medida positiva para o período. “Houve um crescimento acumulado de 84% nesse período e o crescimento médio atual foi de 4,8% no caso do Piauí”, relatou Eyder Silva acrescentando que é o terceiro maior crescimento médio entre os estados. Entre 2002 e 2015, os crescimentos acumulados de Tocantins e Mato Grosso são maiores com 112,1% e 101,8% respectivamente.

Os dados do IBGE mostram ainda que o Piauí possui o segundo menor PIB per capita do país, com R$ 12.218,51. Contudo o Piauí foi o estado em que o valor do PIB per capita mais cresceu dentre todos as unidades da federação, aumentando cerca de 5 vezes entre 2002 e 2015. “É o segundo menor PIB percapita, mas em termos absolutos de PIB teve a sexta menor queda”, afirmou Eyder Silva.

O supervisor afirmou que houve queda no volume do PIB de todas as unidades da federação em 2015. Porém, mesmo com a queda há um cenário positivo no estado. “Com relação à série histórica é um dado positivo porque há crescimento da riqueza. O Piauí cresceu muito também porque tinha um PIB muito acanhado e houve um desenvolvimento na agricultura e na indústria muito grande, assim como no comércio”, contou.

Fonte: G1

Deixe seu comentário