Home » Política » BASTIDORES: Lula homenageado, crimes de Dilma, SAMU sucateado e semana da independência


BASTIDORES: Lula homenageado, crimes de Dilma, SAMU sucateado e semana da independência

LULA VAI SAIR DO PIAUÍ COM O TÍTULO DE DR. HONÓRIS CAUSA

A advogada Sarah Cavalcante Sobreira ingressou com ação popular, com pedido de liminar, para tentar impedir que a Universidade Federal do Piauí faça a entrega do título de Doutor Honóris Causa ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na ação são citados ainda os processos contra o ex-presidente e a condenação de Lula proferida pelo juiz federal Sérgio Moro, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, no caso do tríplex do Guarujá. “Não é razoável nem atende a moralidade administrativa a concessão de título honorífico a quem foi condenado judicialmente e responde por outras ações penais”. O juiz Márcio Braga Magalhães, da 2ª Vara Federal Cível do Piauí, indeferiu o pedido de suspensão da solenidade na qual a Universidade Federal do Piauí (UFPI) concederá título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão é da última quinta-feira (31). O evento está marcado para segunda-feira (4), às 9h.

DILMA É ACUSADA DE 29 CRIMES

Trinta e quatro integrantes da base aliada da presidente Dilma Roussef são suspeitos de envolvimento em quatro crimes diferentes na Operação Lava-Jato, apurados em 23 diferentes inquéritos. São 50 indícios de corrupção passiva, 50 de lavagem de dinheiro, um de evasão de divisas e 28 por formação de quadrilha. Os alvos são os 24 deputados e 10 senadores de PT, PMDB, PP e PTB que integram a lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que apura desvios na Petrobras. A maior parte dos políticos tem suspeita de receber propina e de tentar esconder a origem do dinheiro fruto de negociatas. Só Antônio Anastasia (PSDB-MG), investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, integra o “bloco oposicionista” da relação.

SAMU PEDE SOCORRO

Um dos órgãos mais importante de nossa cidade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, pede socorro. As ambulâncias que são os veículos que se deslocam com  equipes médicas para salvar vidas, principalmente vítimas de acidentes, estão completamente sucateadas e os funcionários reclamam de estrutura e salários. Vendo a situação quase de negligência, o prefeito Ribinha esteve reunido com a coordenadora estadual do SAMU para requisitar uma nova frota de ambulâncias e melhores condições de trabalho para os funcionários. Mas a resposta da coordenadora Franciana Medeiros não foi muito otimista. “A situação das ambulâncias é ruim em todo estado do Piauí e que o Ministério da Saúde não assinalou quando vai liberar essa ajuda”.

SEMANA DA INDEPENDÊNCIA EM CAMPO MAIOR

Segunda e Terça – dias 4 e 5 de setembro

As escolas do município se reunirão no início da manhã para hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e de Campo Maior, em momento cívico, mas com a presença de soldados do Tiro de Guerra de Campo Maior.

Quarta feira – dia 6 de setembro

A quarta feira será especial, pois as celebrações acontecerão no Monumento do Jenipapo, com forte presença do Exército e da Polícia Militar, de escolas municipais e do gabinete do prefeito, que será instalado simbolicamente no monumento do jenipapo, nessa data. Na ocasião, o Exército fará apresentação de armas e tiros, em memória aos heróis do Jenipapo.

Quinta feira – dia 7 de setembro

Na quinta feira acontecerá o tradicional desfile do 7 de setembro, com as escolas de Campo Maior e algumas entidades civis, além da presença já confirmada do pelotão da Polícia Militar e do Exército. Esse ano o desfile terá mudanças em sua programação e estrutura. A primeira mudança é quanto ao horário: acontecerá na manhã do dia 7, e não mais a tarde, como realizado em anos anteriores. A outra mudança é o local, que retornará à Avenida José Paulino, saindo da praça da Igreja do Rosário.

VIOLÊNCIA: JÁ PASSOU DA HORA!!!

Um dos bairros mais próximo do centro da cidade, responsável pela realização de uma das maiores feiras de animais do Piauí, vem nos últimos meses se transformando em um local perigoso para se morar. Tráfico de drogas e excesso de bebidas alcoólicas têm sido os fatores responsáveis para marginalidade e acerto de contas. Por várias vezes como em filme de Bangue-bangue se ver tiros sendo disparados por jovens sem a mínima noção de responsabilidade e humanidade, pessoas tem sido vitimas de balas perdidas e no meio desse tiroteio vidas tem sido perdidas. A pergunta que não quer calar: Por que a Policia e autoridades da cidade que já tem conhecimento de tudo não agem com mais rigor. Sim, a Policia prende um ou dois, mas com um bom advogado é fácil pagar uma fiança e ser colocado em liberdade, a mesma facilidade que esses jovens tem para adquirirem armas de fogo.

REUNIÃO DISCUTE O ABANDONO DO IATE

Mais uma reunião foi realizada nesse domingo (03) para discutir a situação de abandono do Iate Clube de Campo Maior. Liderados pelo escritor João Alves Filho, Sócios fundadores procuram solução através da justiça de Campo Maior para criarem uma nova diretoria. A atual diretoria liderada pelo agrônomo Raimundo Pereira insiste em permanecer no comando do clube e fez uma reunião de aclamação, indicando o nome do advogado Arnaldo Piricó para presidência. Pelo visto teremos uma decisão judicial para sabermos com quem ficará o comando do Clube. Dr. Wilson Spindola, atual presidente da subseção da OAB de Campo Maior, defende os interesses de uma nova diretoria que será presidida pelo jovem Osvaldo Ibiapina.

Deixe seu comentário