Home » Geral » PI teve 5 das maiores temperaturas do país no período de uma semana


PI teve 5 das maiores temperaturas do país no período de uma semana

Nos últimos sete dias, o Piauí já figurou na lista das dez maiores temperaturas do país com pelo menos cinco cidades entre as que os termômetros marcaram além de 39°C. Nesta terça-feira (18), por exemplo, em Gilbués e Floriano, o calor imperou com índice acima de 40°C. Também apareceram na lista dos municípios mais quentes: Oeiras (39,6°C); Castelo do Piauí (39,5°C) e Picos (39,5°C).

Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e mostram também que entre as 10 cidades com índices extremos de umidade relativa do ar, quatro delas são piauienses: Teresina (19%); São João do Piauí (24%); Floriano (25%) e Paulistana (26%).

A Organização Mundial da Saúde, alerta que os valores da umidade relativa do ar abaixo de 60% já não são ideais para a saúde humana. A classificação do órgão internacional indica que a região que registra entre 21% e 30% pode ser enquadrada no nível de estado de atenção. Já quando os índices oscilam entre 12% e 20%, a região é considerada em estado de alerta.

Houve dias, como o domingo passado, dia 16, em que seis cidades do Piauí constavam no ranking das temperaturas mais elevadas. Foram elas: Floriano, Teresina, Oeiras, Piripiri, Esperantina e Castelo do Piauí. Em todas elas os termômetros marcaram acima de 40°C.

2 Respostas para " PI teve 5 das maiores temperaturas do país no período de uma semana "

  1. Franciscoj disse:

    Despertando sentimentos em você. Será?
    Piauí 40º. O terminal rodoviário, sem motivos para exagero, é quente como é quente um forno ligado, a expressão de esgotamento no rosto das pessoas e a inquietação que toma conta delas são sinais de que há horas do dia em que tudo se torna insuportável, desumano mesmo. Quando alguém escolhe ficar sentado, enquanto aguarda a hora de viajar, tem outro desafio que é resistir ao calor das cadeiras que ficam numa área exposta ao sol. Quem projetou aquele prédio, o fez pensando nos ônibus, e esqueceu completamente o fator mais importante: as pessoas ( as pessoas são sempre colocadas em segundo plano).Pensar no bem estar comum é a única atitude que realmente faz sentido em qualquer população que se ache minimamente civilizada. Eleger o bem estar das pessoas em primeiro plano é a maior prova de amor a si mesmo, pura empatia. Muita gente está empenhada em ajudar a construir um bom lugar para se viver e é claro, ninguém pode alterar as altas temperaturas de uma região mas já tem gente trabalhando o polietileno na confecção de roupas que reduzem a temperatura corporal em até 04 graus . Claro que dadas as características climáticas, a nossa arquitetura precisa estar atenta a produtos lançados com essa finalidade, sempre levando em conta as nossa peculiaridades. A simples construção de espelhos de água é, muitas vezes, suficiente para amenizar o calor. E há muito tempo fala-se em material de construção que reduz a temperatura consideravelmente. Todas as ações devem considerar o que é o nosso maior entrave para que se tenha uma vida mais feliz. Temos que considerar sempre a escassez de água e as altas temperaturas, ambas frutos de um sol impiedoso, que transforma a região numa caldeira. É uma cena comum ver várias pessoas se aglomerarem buscando a proteção de raras e bem podadas árvores-guarda sol pelas ruas e praças da cidade. Ele, o sol, poderia entusiasmar mais pessoas a usar óculos escuros, não só pelo conforto (conceito altamente negligenciado entre nós) o que já seria bastante para justificar sua popularização, mas também prevenir o excesso de luminosidade responsável pela alta incidência de cataratas. É uma particularidade nossa cuidar para que o ambiente seja mais propício à felicidade. A sombrinha, ou guarda chuva têm o poder de exaltar toda a graciosidade da mulher e elas, do Brasil colonial sabiam disso e talvez não soubessem que o uso dessa indumentária protege a pele contra os perigos da exposição direta aos raios solares. O uso do chapéu ou guarda-chuva / guarda sol não deixa exposta a cabeça, evita o superaquecimento do cérebro e mantém a lucidez. Sem a devida proteção o cérebro fica embriagado, as ideias embaralhadas, e por muito, muito pouco mesmo, o indivíduo perde a razão. A uma temperatura de 40º um automóvel deve dispor de estacionamento coberto. Sempre.
    No trabalho a produtividade pode ser seriamente comprometida caso as pessoas estejam trabalhando a uma temperatura maior que 22º graus Celsius. As mesmas circunstâncias se aplicam a um aluno que deve se empenhar em absorver conhecimentos numa sala de aula onde ele deve permanecer sentado e concentrado na aula. Como se concentrar nos estudos e aprender numa sala de aula que facilmente atinge os 40º Celsius a partir de meio dia? Ninguém precisa temer está equivocada quando afirmar que altas temperaturas são componentes que muito contribuem para a ocorrência de crimes violentos. Os níveis de ansiedade da vida moderna, crise econômica, crise política, desemprego e corrupção somados ao mal estar causados por altas temperaturas podem sim, contribuir com os altos índices de suicídio entre os jovens. Ele, o sol, faz evaporar toda a água disponível nos rios e lagos e ensandecidas famílias, habitantes da zona rural que acham que devem permanecer nesses lugares e nessas condições são premiadas com uma cisterna que capta a água do telhado das casa na forma mais desprezível de falta de higiene (as pessoas são sempre colocadas em segundo plano). O cidadão consciente é a peça catalizadora das transformações sociais cujo o benefício alcança a todos. Não há cidadania em pensar apenas em si mesmo, mas há cidadania em transformar seu pensamento esclarecido em portal voz daqueles que são sufocados pela ignorância. Se a dor dele não dói em ti, então não há do que se orgulhar. O estado de Santa Catarina constrói cisternas bem mais inteligentes e higiênicas para colocar água de boa qualidade disponível para o consumo dos porcos. Aposto que você olhou. Aposto que você não viu.
    Meio dia. Sol a pino. As placas fotovoltaicas armazenam todo o calor possível e os converte em energia elétrica, essa por sua vez faz funcionar o sistema de refrigeração de todo o terminal rodoviário, as pessoas estão com semblantes aliviados, as conversas são entrecortadas de sorrisos, gestos comedidos. É, as pessoas não estão sufocadas pelo calor!. A temperatura do ambiente é de aproximadamente 22º Celsius. Os estudantes discutem com paixão típica da juventude as questões do exame escolar a que foram submetidos, enquanto aguardam o transporte que os levará às suas residências equipadas com placas fotovoltaicas. Ele, o sol proporcionando conforto. (conceito amplamente negligenciado por nós).
    Uma fonte de água completa a atmosfera ideal umidificando o lugar que de tão acolhedor, tão humanizado, abriga também muitas pessoas que não tem por propósito uma viajem . É o sol. São as placas fotovoltaicas fazendo o milagre de devolver àquelas pessoas o que o sol retira. Proporcionando um ambiente confortável. O jardim interno é constituído de plantas tropicais, que não exigem sol e são belíssimas, mas exigem água transportada por bombas e motores que exigem energia para funcionar, o que só é possível com a energia barata das placas fotovoltaica. Elas estão provocando uma verdadeira revolução no campo . O sol indispensável para a agricultura, também fornece energia barata para as bombas de captação de água dos reservatórios (poderosos reservatórios foram construídos para essa finalidade) e irrigam as plantações. É o sol. São as placas fotovoltaicas. Elas invadiram as escolas públicas (a produtividade melhorou muito), os hospitais públicos (os pacientes se diziam mais felizes e a recuperação foi mais rápida) , as bibliotecas( a frequência aumentou bastante e o tempo de permanência também). Elas se espalharam por todas as repartições públicas e privadas, as fazendas, as residências.
    O estado de Minas Gerais se prepara para ganhar muito dinheiro com o sol do norte de Minas (aquele muito parecido com o sol do Piauí) É o sol compensando os prejuízos que ele causa. São as placas fotovoltaicas. O sol oferecendo o que ele tem para oferecer: Energia em abundância. É o inverso. É a inteligência humana transformando os recursos naturais a favor do bem estar das pessoas.
    E o sol do Nordeste? “Nordeste” quer dizer aquele que espera, então continue esperando…..

  2. Franciscoj disse:

    Porque nossas piscinas não são cobertas????

Deixe seu comentário