Home » Geral, Jatobá do Piauí » TRADIÇÃO: Veja o que rolou na 12º Festa da Melancia em Jatobá do Piauí


TRADIÇÃO: Veja o que rolou na 12º Festa da Melancia em Jatobá do Piauí

O município de Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina) realizou neste sábado (19/03) a 12ª Festa da Melancia, evento tradicional na região norte do Piauí. A programação foi extensa e começou com uma santa missa celebrada pelos Padres Jerônimo, da Área Pastoral de Jatobá do Piauí, e pelo Padre Raimundo Vieira, da Paróquia de Santa Cruz em Campo Maior.

O Padre Jerônimo chamou a atenção pela interferência direta do homem no meio ambiente e as consequências que pagamos, citando como exemplos problemas que podem justificar uma série de pragas que vêm afetando as plantações de melancia no município. “Precisamos respeitar a natureza” disse ele.

A programação teve ainda visita de campos, palestras com técnicos da Embrapa, SDR, Emater, Banco do Nordeste, música ao vivo, competições, como o maior comedor de melancia, a maior melancia, leilão da melancia, dança com melancia na cabeça e o desfile da rainha da melancia.

Em seguida teve shows com as bandas Forró Contágio, Waldonys e o Forró Cavalo Branco.

Várias autoridades estiveram presentes no evento, como o Prefeito de Jatobá Dalberto Rocha, Deputado Estadual Antônio Félix, Deputada Federal Iracema Portela, João Félix que é ex-prefeito de Jatobá e Campo Maior, além de ser o fundador da festa. E outras  autoridades também marcaram presença para prestigiar o tradicional evento.

O agricultor Jerônimo Sobrinho Carvalho, de 31 anos, residente no Povoado Tanques, na zona rural do município, manteve o titulo de maior comedor de melancia. Ele não só venceu os concorrentes, como ampliou sua própria marca, ao comer 3,4 kg da fruta em 10 minutos. Em 2014 Jerônimo já havia ficado em primeiro lugar ao comer 3,35kg.

Ao todo, foram oito competidores. O segundo colocado foi Francisco das Chagas, morador da comunidade Bom Lugar, que conseguiu comer 3,2 kg e o terceiro lugar foi Antonio da Paz Lima, do Batoque de Baixo, que comeu 3,05kg.

Todos os competidores são pesados e ficam em uma passarela no meio da multidão. Cerca de 15 melancia são fatiadas e a competição começa. É estipulado um tempo, mas na medida em que o competidor se satisfaz, sai do jogo e é pesado novamente. O vencedor levou R$500,00.

A estudante Lohany Slva Bezerra dos santos, de 15 anos, foi eleita Rainha da Melancia 2016. Ela concorreu entre 12 garotas e foi escolhida pelos jurados para receber a faixa de campeã. A jovem mora na comunidade cacimba da Onça. O concurso foi aberto pela rainha de 2014/2015 Maria Karoline.

Em segundo lugar ficou Gilmara de Sousa dos Santos, moradora da localidade Maçãs. A terceira colocada foi Caline do Nascimento Sousa, da localidade Taboleiro Comprido.

Também tivemos a escolha da maior melancia da festa, que  pesou mais de 24 kg, sendo leiloada por 500 reais e dada de presente para a deputada federal Iracema Portela. O fruto, bateu o recorde da 11º festa realizada em 2014.

Outra competição tradicional que sempre acontece é a dança com melancia na cabeça, três mulheres aceitaram o desafio e entraram na dança. O prêmio foi dividido entre as duas primeiras colocadas (250 reais cada) e a terceira colocada, ainda faturou 100 reais, ofertados pelo deputado estadual Antônio Félix.

Fonte: Ascom

Matérias relacionadas:

Prefeitura de Jatobá do Piauí anuncia data para a Festa da Melancia

Sanfoneiro Waldonys será a principal atração da 12º Festa da Melancia

Prefeitura de Jatobá divulga programação oficial da Festa da Melancia

 

Deixe seu comentário