Home » Política » POSSES: Dilma no 2º Mandato e Wellington no 3º. A democracia do Brasil


POSSES: Dilma no 2º Mandato e Wellington no 3º. A democracia do Brasil

Ao assumir hoje (1º.jan.2015) o seu segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff estará marcando um recorde democrático histórico na jovem democracia brasileira. O Brasil nunca teve 7 eleições presidenciais diretas consecutivas sem rompimento da ordem democrática e com a posse do vencedor. Dilma foi

eleita em outubro de 2014. Foi a sétima disputa para o Palácio do Planalto com voto direto dos brasileiros. A última vez que o Brasil completou 7 eleições presidenciais diretas consecutivas, com as mesmas regras, foi no longínquo 1918. Ou seja, 96 anos atrás, há quase 1 século. Venceu aquela disputa o paulista Rodrigues Alves. Tinha então 70 anos. Ficou doente logo em seguida, vítima da pandemia de gripe espanhola que assolou muitos países. Morreu e não tomou posse. Nunca mais o Brasil teve 7 eleições presidenciais diretas e consecutivas até o ano de 2014. Ao assu

mir, Dilma Rousseff bate um recorde histórico no sistema eleitoral do país.

POSSE DE WELINGTON DIAS: Aconteceu nesta quinta-feira (01/01), a posse do novo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), em cerimônia rápida na Assembleia Legislativa do Piauí e no Palácio de Karnak, o petista será empossado pela terceira vez no cargo. Ele ainda viaja para Brasília, participar da solenidade da presidente Dilma (PT).

Wellington Dias participou de um café da manhã que reuniu além da família, sua vice, Margarete Coelho, e aliados políticos.

8h40 – JURAMENTO DA POSSE
Como de costume e seguindo o cerimonial, o novo governador e sua vice, Margarete Coelho, fizeram, no plenário da Assembleia, o juramento para que pudessem tomar enfim posse: “prometo manter, defender, cumprir e fazer cumprir as Constituições Federal e Estadual e promover o bem-estar geral do povo piauiense”.

8h59 – DISCURSO SOBRE CRISE
Em seu discurso, Wellington Dias voltou a falar em crise, o que vai ser seu argumento nos próximos meses.

Deixe seu comentário