Home » Geral » Polícia Federal confirma vazamento do tema da redação do Enem no Piauí


Polícia Federal confirma vazamento do tema da redação do Enem no Piauí

O delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da Polícia Federal (PF) no Piauí, Alexandre Uchôa, afirmou que houve o vazamento do tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Segundo o delegado, a foto que um estudante piauiense recebeu horas antes da prova é verídica. O estudante gravou um vídeo mostrando o envelope que os candidatos recebem para guardar o celular lacrado após ter feito a prova. Ao abrir e ligar o aparelho, ele mostrou a imagem da página com o tema da redação sobre “Publicidade infantil no Brasil”.

Estudante mostra imagem de suposto tema da prova de redação do Enem horas antes da prova. No detalhe, dados do arquivo indicam a hora do recebimento (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

“Houve mesmo a questão da foto, ela é verídica, mas não sabemos de onde partiu e como vazou. A investigação está em curso e somente no final deste levantamento teremos estas informações”, declarou.

O delegado acrescentou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, ainda não foi comunicado oficialmente sobre o andamento das investigações.Segundo ele, a instituição receberá o relatório do levantamento somente após a conclusão do inquérito.

A PF enviou uma nota se posicionando oficialmente sobre o caso. “A Polícia Federal confirma que recebeu, por meio de denúncia, informações indicando o tema da redação para a prova do Enem. No entanto ainda se está investigando a situação em que o dado foi veiculado e quais seriam as circunstâncias e motivos que teriam levado a sua veiculação. A investigação corre em sigilo e visa a identificar os titulares da mensagem enviada ao telefone do denunciante”, diz o comunicado.

Procurado pela imprensa, o Inep informou que não tem confirmação da Polícia Federal sobre o encerramento das investigações relativas à denúncia de vazamento do tema da redação do Enem 2014. O Inep disse que tem trabalhado com a PF desde o início das investigações e qualquer candidato que tenha sido indevidamente beneficiado será punido de acordo com o edital.

Fonte: G1

Matéria relacionada:

Estudantes de Campo Maior denunciam em rede nacional o vazamento da prova do Enem

Deixe seu comentário