Home » Geral » Pesquisa revela que 57% dos piauienses estão inadimplentes


Pesquisa revela que 57% dos piauienses estão inadimplentes

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que 80% dos brasileiros não tem controle das despesas pessoais. No Piauí, mais da metade dos entrevistados disse estar endividados, são cerca de 57% dos consumidores.

Segundo Luís Antônio Veloso, presidente do Sindicado dos Lojistas (Sindilojas) o descontrole dos gastos está relacionado à falta de planejamento, mas o endividamento não é um problema para o comércio.

“Quando de fato o cliente não paga atrapalha, porque a empresa quando compra também à prazo, caso o empresário não receba atrapalha o fluxo de caixa, mas a situação do jeito que está não deve interferir muito”, afirmou Luís.

Para o economista Valmir Falcão, falta planejamento para consumidor e uma educação financeira melhor. “precisamos nos educar melhor, pois mais da metade dos consumidores estão com atraso no cheque especial e nos cartão de créditos”, explicou o especialista.

Mas entre tantos gastões endividados tem muita gente que é controlada. O engenheiro civil Diego Ferreira é um deles. As despesas que faz vão todas para uma planilha e sem ficar no vermelho ele vai dar um passo importante. “Vou casar com minha namorada em julho desse ano. Ela também aprendeu a fazer o controle e assim será melhor para nós, pois vamos estamos com todas as despesas da festa pagas”, contou Diego.

Fonte: G1

Deixe seu comentário